quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ford Novo EcoEsport

A Ford fez nesta quarta-feira (4), em Brasília (DF), o que ela chamou de "pré-apresentação mundial" do novo EcoSport, SUV compacto que se transforma no segundo produto global da nova fase da empresa -- o primeiro foi o New Fiesta. O jipinho tem DNA brasileiro em seu desenvolvimento e será fabricado em Camaçari (BA), na unidade local da Ford, assim como em outros mercados emergentes ao redor do planeta.
A apresentação brasileira ocorreu simultaneamente com a da Índia, por ocasião do Salão de Nova Déli, mas nos dois locais o que se viu foi uma versão conceitual do EcoSport, com traços típicos de um protótipo -- grade frontal exagerada, iluminação de faróis e lanternas feitas por LED. A versão final do modelo, que deve ir para as ruas, será conhecida em alguma data ainda não divulgada de 2012.
  • Divulgação
    Lateral com linhas ascendentes e vincos pronunciados, característica do padrão Kinetic da Ford, alinha novo EcoSport a modelos como o New Fiesta e o deixa muito mais moderno que concorrentes imediatos. Estepe continua, no entanto, sendo ostentado na tampa traseira
A plataforma do modelo é a mesma do New Fiesta, que também poderá ser fabricado localmente num futuro próximo, se as condições se mostrarem favoráveis. O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, estiveram presentes ao evento em Brasília. Na Índia, o presidente mundial da Ford, Alan Mulally, foi o convidado de honra.
Naquele país, aliás, o novo EcoSport será um dos oito lançamentos da Ford para o ano. No Brasil, o novo EcoSport deve chegar até o meio do ano, em meio a uma corrida contra o relógio da Ford -- a urgência deve-se ao fato de que o nicho dos SUV compactos não é mais exclusividade de seu jipinho.
A Renault acertou a mão ao lançar o Duster, que rapidamente ultrapassou o rival da Ford em número de emplacamentos. Um concorrente à parte é o Hyundai Tucson, que virou SUV de entrada da marca sulcoreana. Para piorar o quadro, a Renault (5ª maior) ameaça superar a Ford (4ª maior) no ranking nacional das fabricantes. A Hyundai vem logo atrás, em 6º lugar.
  • Divulgação
    Traseira conta com lanternas que se afunilam em direção ao centro do carro, a exemplo de modelos como Mitsubishi ASX, novo VW Tiguan, Hyundai ix35. Estepe continua "pendurado".
ACARAJÉ GLOBALIZADO
As autoridades presentes ao pré-lançamento mostraram entusiasmo pelo carro. O governador Wagner, que há pouco comemorou a futura instalação da JAC Motors em seu Estado, puxou o acarajé para si: "O Brasil começou na Bahia, a Bahia é a cara deste nosso país mundial", afirmou. "A criatividade do povo brasileiro está nesse modelo feito em Camaçari".
Já Mercadante, a poucos dias de mudar-se para o Ministério da Educação, lembrou que, "num momento de crise nos países mais ricos, este é um carro lançado simultaneamente em dois BRIC, Brasil e Índia". De modo meio desajeitado, garantiu: "O novo EcoSport terá muito axé!"
Mulally, ocupado com o evento da Índia, enviou uma mensagem gravada previamente para elogiar o trabalho da equipe brasileira que desenvolveu o EcoSport. Terminou sua fala com um curioso "The South-American team rocks!", algo como "Vocês, da Ford sul-americana, são do balacobaco". (A empresa raciocina em termos continentais, e não de países.)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais informações em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário