quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BMW X3

Apesar de moderno, o X3 nunca foi um dos modelos mais cultuados pelos fãs da BMW, especialmente no quesito estilo, herança do controverso designer Chris Bangle. A nova geração do utilitário esportivo não ousa no desenho (e até lembra um pouco seu antecessor), mas se aproxima mais de outros modelos da marca, como o X5.

Como em todo BMW, o destaque da dianteira é a grade em forma de duplo rim, posicionada entre os faróis, que ganharam mais personalidade. A parte inferior do para-choque pouco tem traços que evocam robustez, característica muito valorizada pelo consumidor que compra este tipo de carro.

O visual agressivo também é notado na lateral, “cortada” por um vinco ascendente que começa na altura do para-lama dianteiro e percorre toda a extensão das portas. O desenho das janelas remete ao antigo X3, mas a traseira tem elementos que lembram muito o X5, como as lanternas com LEDs.

Já o interior não preza pela ousadia, mas é equipado com a quarta geração do sistema I-Drive, que, segundo a montadora, está mais intuitiva do que os softwares anteriores. Todas as informações relacionadas às principais funções e configurações do veículo são exibidas em uma tela de 8,8 polegadas, posicionada acima das saídas de ar-condicionado. O nível de refinamento e qualidade no acabamento segue o padrão da marca bávara.

O novo X3 será oferecido, inicialmente, com três opções de motorização: a versão xDrive28i conta com um propulsor 3.0 de seis cilindros, que desenvolve 240 cv e torque máximo de 31,8 mkgf; a xDrive35i tem o mesmo motor 3.0 de seis cilindros, mas equipado com turbocompressor, resultando em 306 cv e 40,8 mkgf de torque; a versão xDrive20d tem um conjunto 2.0 turbodiesel com quatro cilindros, com 184 cv e 38,7 mkgf de torque máximo.

O modelo conta com uma transmissão automática de oito velocidades, com opção de trocas sequenciais na própria alavanca ou por borboletas posicionadas atrás do volante. A tecnologia start-stop, que desliga o motor automaticamente quando ele não é exigido, também equipa o SUV nas versões com propulsor de seis cilindros.

São oferecidos três modos de condução, que alteram as configurações de amortecedores, assistência da direção, respostas do acelerador, trocas de marcha e o controle de estabilidade. Já o sistema de tração integral distribui o torque em 40% na dianteira e 60% na traseira – em condições normais –, mas pode ser configurado para 100% na traseira de acordo com a situação.

A BMW ainda não divulgou os preços oficiais do X3, que deve fazer sua primeira aparição pública no Salão de Paris, que acontecerá em setembro, na capital francesa. Ainda não há previsão de quando o modelo vai desembarcar no Brasil.

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